domingo, 19 de junho de 2011

Aprenda a fazer uma horta vertical

...Quem ensina o passo-a-passo para criar a horta vertical é a engenheira agrônoma Liana Machado Gama, da Associação Reciclázaro. "A vantagem de plantar dentro de casa é saber exatamente o que tem ali, consumir um alimento livre de agrotóxicos e ainda desenvolver uma relação direta com a terra", afirma.
 Você vai precisar de:
- jardineira (aqui usamos 3, mas você pode escolher quantas quiser colocar em sua parede)
- suporte para jardineira (na mesma quantidade de jardineiras)
- terra preta 
- palha seca 
- argila expandida 
- mudinhas de sua preferência
- pá, chave de fenda, furadeira, parafusos e buchas.

Para plantar temperos, como usamos aqui, podem ser usadas jardineiras com a partir de 10 cm de altura. Se você deseja plantar hortaliças, escolha jardineiras mais altas, com 20 a 30 cm de altura.
 Forre a jardineira com uma camada de aproximadamente um dedo de argila expandida. Esse material serve para reter a umidade e ajuda na drenagem do vaso.
 Coloque a terra preta até a metade do vaso. As terras mais escuras geralmente têm mais material orgânico, o que significa mais nutrientes para a planta. O húmus de minhoca também é uma boa opção para o plantio.
 Plante as mudinhas. Retire-as dos vasinhos ou saquinhos originais, mantendo a terra em volta da raiz. Você pode plantar diferentes espécies no mesmo vaso, desde que tenham mais ou menos o mesmo porte. Aqui escolhemos uma muda de salsinha e duas de cebolinha. 
 Coloque mais terra, até que as raízes das mudas fiquem completamente cobertas. 
 Complete o vaso com uma camada de palha ou grama seca. Ao se decompor, este material vira matéria orgânica e oferece nutrientes para as plantas. Além disso, ajuda a reter a umidade da terra.


Escolha a parede da casa que irá receber a horta. O ideal, para temperos e hortaliças, é um local em que haja sol por pelo menos 4 horas por dia. Como as jardineiras são soltas, você pode levá-las para tomar sol em um local mais adequado (como uma varanda, por exemplo) durante o dia, e depois recolocá-las na parede. Há espécies de plantas que não necessitam de sol direto, como é o caso da maria-sem-vergonha, a violeta, o beijo de frade, que também podem ser plantadas seguindo os mesmo passos, compondo um jardim vertical.
 Para fixar o suporte da jardineira, faça dois furos paralelos na parede (siga a distância entre as hastes do suporte). Coloque as buchas, posicione o suporte e fixe os parafusos com a ajuda da chave de fenda. 
 Repita o processo com as outras jardineiras, deixando uma distância de pelo menos 30 cm entre cada uma. Outras formas de dispor os vasos também podem ser criadas, formando linhas diagonais ou posicionando-os lado a lado.
Pronto, sua horta está completa. Logo após o plantio, é comum que as mudas murchem um pouco, pois sofrem com o processo de transposição. Mas não se preocupe, basta regá-las bem e aguardar alguns dias até que estejam fortes novamente.
Em vez de jardineiras prontas, por que não usar materiais reciclados para compor o jardim vertical? Uma dica da Associação Reciclázaro é reutilizar as garrafas PET como vasinhos: basta fazer um recorte no plástico e seguir os mesmos passos de plantio. Este painel é composto de bambu e suportes de madeira.

Um comentário:

Nallu Artes disse...

Oie!!! Renata, essa idéia é genial... Estou pensando em fazer essa hortinha no meu cantinho o que Vc acha??
Bjão!!!